Seus amigos estão prejudicando seu relacionamento?

couple5

Casais que não têm apoio dos outros muitas vezes se sentem isolados e menos satisfeitos com seu relacionamento. Não importa o quão forte seu casamento ou relacionamento possa parecer, você e seu parceiro podem se beneficiar de ter uma forte rede de apoio ao relacionamento. Descubra por que você deve começar a construir um sistema de suporte de relacionamento hoje.

Você existe dentro de uma teia de relacionamentos. Como isso colore seu humor, seu parceiro pode começar a notar que ultimamente você tem estado preocupado e para baixo. Como as emoções são contagiosas, isso afetará seu parceiro de alguma forma e suas interações com outros podem agora ser diferentes como resultado do que seu amigo compartilhou com você.

Como isso é relevante para seu casamento ou relacionamento?

Seu relacionamento existe dentro de um contexto social maior, e seus amigos, colegas de trabalho, família e até mesmo a sociedade em que você vive podem impactar direta ou indiretamente seu relacionamento. Pense no seu relacionamento como um elo em uma cadeia interminável de conexão.

Isso ficou evidente com dois casais que treinei recentemente:

Uma breve história de isolamento de relacionamento:

Tad e Wanda viveram juntos por pouco mais de um ano e durante uma recente sessão de treinamento, Wanda reclamou que “todos os nossos amigos parecem estar se divorciando ou terminando. É deprimente e me faz pensar que há algo errado comigo por tentar fazer meu relacionamento funcionar. Quando tento falar com meus amigos sobre uma briga que tive com Tad, eles me dizem para “encontrar alguém mais adequado para você”, ou “relacionamentos são superestimados de qualquer maneira”. Toda a mentalidade de “há muitos peixes no mar” não ajuda quando estou tentando fazer meu relacionamento funcionar agora.”

Tad e Wanda não têm o apoio de casal para casal que é vital para uma relação sustentável e de longo prazo. Ambos lutam para se sentirem como o “casal estranho”, em um mar de relacionamentos fracassados (e não têm amigos solteiros que sejam pró-relacionamento)— e ambos reconheceram que isso estava começando a afetar negativamente sua união.

Uma breve história de apoio conjugal:

Molly e Jeff estão juntos há onze anos. Ambos são aposentados e têm participado ativos em sua comunidade local e voluntários para inúmeras causas. Esse envolvimento lhes ofereceu oportunidades para desenvolver amizades e socializar com outros casais.

Molly brincou que seus amigos “salvaram nosso casamento em pelo menos duas ocasiões”, por causa do apoio que ofereceram a Molly. Ela compartilhou: “Se Jeff e eu estamos passando por um momento difícil, por alguma razão, eu não me sinto sozinho. Tenho pelo menos duas outras mulheres com quem posso falar que passaram por momentos difíceis, mas ainda estão felizes… Sei que não estou sozinho nas minhas lutas e isso faz a diferença. E eu tenho alguns amigos solteiros que apoiam meu relacionamento e relacionamentos comprometidos em geral, mesmo que eles não estejam em um agora. Todo esse incentivo entre meus amigos realmente ajuda sempre que eu começo a me preocupar que os desafios de um relacionamento romântico podem ser demais para mim.”

A necessidade de apoio ao relacionamento

Casais adoram ouvir sobre outros casais que têm relacionamentos bem sucedidos. Você já notou como as pessoas em relacionamentos ficam felizes em saber que um casal famoso está nele a longo prazo? Muitos casais se sentem validados para descobrir que sua estrela de cinema ou músico favorito tem resistido às tentações que vêm com a fama e estão comprometidos com uma pessoa. Observe sua reação da próxima vez que ouvir que as pessoas que você conhece e/ou admiram estão se separando.

Casais torcem por outros casais — há uma conexão cósmica não dita, uma sensação de que estamos juntos nisso. Se Brad e Angelina podem fazer seu relacionamento funcionar, e seus vizinhos e amigos podem fazer seus relacionamentos funcionarem, você acaba se sentindo mais esperançoso de que você pode fazer o seu próprio trabalho.

Busque suporte de relacionamento

O apoio ao relacionamento vem de muitas formas e o primeiro passo é olhar em seu próprio quintal. Faça uma lista de todos os indivíduos e casais que você conhece e admira: família, amigos, professores, líderes comunitários, organizações locais ou membros da igreja.

Você pode se surpreender ao saber que há pessoas em sua vida que foram casadas ou juntas por um longo tempo (e se sentem sortudas por estarem com a mesma pessoa). Esses casais podem ser um recurso emocional para você e seu parceiro. Você consideraria perguntar a eles sobre seu relacionamento, especialmente o que tem funcionado para eles? Você está disposto a buscar o apoio deles quando você (ou seu parceiro) precisar de conselhos ou orientações?